Comissão Interna de Prevenção de acidentes - CIPA - NR 5

OBJETIVO: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

EXIGÊNCIA LEGAL: NR-5

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção;
- Noções sobre a legislação trabalhista e previdenciária relativa à segurança e saúde no trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

CARGA HORÁRIA: 20 horas.

INCLUI: Material didático (apostila, caneta, material para exercícios) e certificado.